quinta-feira, 29 de março de 2007

Atividades da Semana

  • Pesquisar diferença entre eficaz e eficiência

  • Tipos de elementos de mídia viáveis

  • Pesquisa bibliográfica

Mudança de Planos

Depois da aula de quarta-feira (27/03) constatamos que estávamos no caminho errado. A primeira impressão foi tratar a Representação Social como problema e não como solução!!!!
Depois de várias explicações, discussões e exemplos conseguimos encontrar nosso Problema, Objetivo Geral e Objetivo Específico.

PROBLEMA: Necessidade de comunicação entre professores e alunos do ensino médio.

OBJETIVO GERAL: Construir elementos de mídia que viabilizem uma comunicação eficaz.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Propiciar elementos vinculados a comunicação para que alunos e professores certifiquem-se quanto a importância da Representação Social.

Estamos abertos a críticas!!!! Help!!!!

quarta-feira, 28 de março de 2007

Produção e direcionamento do Projeto de Trabalho

PROBLEMA: Como os valores sociais interferem na construção da produção cultural dos alunos do LACTEA.

OBJETIVO GERAL: Abordar as representações sociais atinentes a alunos do LACTEA por meio da interpretação gráfica.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Categorizar os alunos participantes do LACTEA para decodificar as diferentes formas de interpretação de produções gráficas.

Definindo Representação Social

As Representações Sociais, segundo definição apresentada por Spink Apud Jodelet (1985), são modalidades de conhecimento prático orientadas para a comunicação e para a compreensão do contexto social, material e ideativo em que vivemos. São, conseqüentemente, formas de conhecimento que se manifestam como elementos cognitivos — imagens, conceitos, categorias, teorias —, mas que não se reduzem jamais aos componentes cognitivos. Sendo socialmente elaboradas e compartilhadas, contribuem para a construção de uma realidade comum, que possibilita a comunicação. Deste modo, as representações são, essencialmente, fenômenos sociais que, mesmo acessados a partir do seu conteúdo cognitivo, têm de ser entendidos a partir do seu contexto de produção. Ou seja, a partir das funções simbólicas e ideológicas a que servem e das formas de comunicação onde circulam.

Referência Bibliográfica:
SPINK, Mary Jane P., O conceito de representação social na abordagem psicossocial (São Paulo, São Paulo, Brasil). Caderno de Saúde Pública, Jul.Set. 1993, vol.9, no.3.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Tempestade de Idéias

Informalidades adjacentes ao processo de elaboração/construção do projeto de trabalho.

Tempestade de idéias e a discussão de propostas, foi o campo de atuação antes da delimitação do PROBLEMA, OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO, sendo de grande relevância para o avanço do projeto de trabalho.

Segue alguns trechos das discussões (por e-mail) abordadas pelos integrantes do grupo.


"Temos que delinear o objeto, o objetivo, a metodologia, blábláblá... Hehehehe!!!!!! Temos que responder algumas questões metodológicas para que possamos traçar de modo legal"

"Imaginei em fazer um recorte, algum estudo de caso, sobre um projeto específico do LACTEA em ambientes distintos, e desses ambientes observar as diferentes conceitualizações/interações, inerentes as informações pré-existentes no grupo de pessoas em estudo. Que tal???"

"Pensei em deixar a cara do blog com cara de sociedade, comportamento, mudar o fundo pra ficar mais informal mesmo!!!"

"Quanto as charges gostei da idéia, vou procurar as figuras."

"Como teremos a parte do relatório pra fazer não é melhor ja montarmos essa parte e retirar pequenos trechos para o blog???"

"Li alguns artigos, pesquisei em alguns livros (aqueles que o Prof. Paulo mostrou)"

"Acho legal que inserirmos no blog, charges, desenhos, ilustrações, sei lá... Para que fique mais informal, o que vocês acham?!"

terça-feira, 13 de março de 2007

Informações Gerais

Mestrado em Educação Tecnológica - CEFET/MG 2007 - Primeiro semestre

Disciplina: O Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia e Arte: um ambiente de aprendizagem orientado a projetos.

Prof: Dr. Paulo Cezar Santos Ventura


Tema: Representação Social

Grupo:
  • Charlene Chaves
  • Daniela Machado
  • Kellen Almeida
  • Saulo Furletti