O processo perceptivo, entendido como apreensão dos significados socialmente partilhados, produtos de um processo de negociação, não ocorre passivamente durante uma aula, mas sim é reconstruído e o aluno se torna, então, um dos agentes de criação. (WAGNER, 1998)
quarta-feira, 28 de março de 2007
Definindo Representação Social
As Representações Sociais, segundo definição apresentada por Spink Apud Jodelet (1985), são modalidades de conhecimento prático orientadas para a comunicação e para a compreensão do contexto social, material e ideativo em que vivemos. São, conseqüentemente, formas de conhecimento que se manifestam como elementos cognitivos — imagens, conceitos, categorias, teorias —, mas que não se reduzem jamais aos componentes cognitivos. Sendo socialmente elaboradas e compartilhadas, contribuem para a construção de uma realidade comum, que possibilita a comunicação. Deste modo, as representações são, essencialmente, fenômenos sociais que, mesmo acessados a partir do seu conteúdo cognitivo, têm de ser entendidos a partir do seu contexto de produção. Ou seja, a partir das funções simbólicas e ideológicas a que servem e das formas de comunicação onde circulam.
Referência Bibliográfica: SPINK, Mary Jane P., O conceito de representação social na abordagem psicossocial (São Paulo, São Paulo, Brasil). Caderno de Saúde Pública, Jul.Set. 1993, vol.9, no.3.
Parabéns pela idéia de se trabalhar representação social em um contexto de grande importância como esse. Há de se considerar a representação social como forma de compreender a valorização da participação do indivíduo na reelaboração de significados para os fenômenos da vida cotidiana.
NÃO APENAS PARA A EDUCAÇÃO, MAS DE UMA MANEIRA MAIS AMPLA PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, A ABORDAGEM E A REALIZAÇÃO DE PESQUISAS SOBRE REPRESENTAÇÃO SOCIAL (EM SUAS VÁRIAS NUANCES) PODEM SER CONSIDERADAS INGREDIENTES INDISPENSÁVEIS PARA A MELHOR COMPREENSÃO DE NOSSA SOCIEDADE.
4 comentários:
Falta a referência bibliográfica da Jodelet.
Parabéns pela idéia de se trabalhar representação social em um contexto de grande importância como esse.
Há de se considerar a representação social como forma de compreender a valorização da participação do indivíduo na reelaboração de significados para os fenômenos da vida cotidiana.
NÃO APENAS PARA A EDUCAÇÃO, MAS DE UMA MANEIRA MAIS AMPLA PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, A ABORDAGEM E A REALIZAÇÃO DE PESQUISAS SOBRE REPRESENTAÇÃO SOCIAL (EM SUAS VÁRIAS NUANCES) PODEM SER CONSIDERADAS INGREDIENTES INDISPENSÁVEIS PARA A MELHOR COMPREENSÃO DE NOSSA SOCIEDADE.
Estou interessada em acompanhar o desenrolar deste estudo. Silvane
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