quinta-feira, 12 de abril de 2007

Quadrinho e Charge, afinal o que é?

Sendo propósito do grupo ter como artefato a produção de uma charge, torna-se relevante a conceitualização formal dos termos envonvidos na projeto de trabalho.


QUADRINHO
O conceito de quadrinho segundo D’Oliveira apud Cirne é uma narrativa gráfico-visual, impulsionada por sucessivos cortes onde esse espácio-temporal, será preenchido pelo imaginário do leitor. Rahde apud Klawa e Cohen salienta a necessidade que a história em quadrinhos seja entendida como um produto típico da cultura de massa ou especificamente da cultura jornalística.”

CHARGE
Segundo Riani apud Miani(2001) charge é “uma representação humorística, caricatural e de caráter político, satirizando um fato específico”, porém o mesmo autor cita Cagnin, e define chage como sendo um “desenho que se refere a fatos acontecidos em que agem pessoas reais, em geral conhecidas, com o propósito de denunciar, criticar e satirizar”

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei a charge! mostra como "sociedade do conhecimento", pode ter vários significados e representações... legal!

COMPLEXIDADE disse...

Oi pessoal
Adorei a idéia da charge. Eu tenho algum material sobre quadrinhos, sobretudo quadrinhos nacionais. Minha monografia de conclusão de curso da graduação foi sobre HQs.
Qualquer coisa, me procurem na próxima aula do Prof. Paulo que a gente conversa.
Um abraço
Welerson - Grupo complexidade