sexta-feira, 1 de junho de 2007

Afetividade

As exigências cognitivas para a aprendizagem são tão importantes como as exigências afetivas. Para Jodelet (2001) as representações são frutos da interação entre indivíduos, integrados em determinadas culturas que, ao mesmo tempo, constróem e produzem uma história individual e também produzem uma história social. Na relação professor-aluno está implicada a noção de sujeito social, o que reafirma que a capacidade cognitiva e a motivação dos sentimentos e afetividades envolvem o espaço de relacionamento entre os sujeitos. Este conceito de relação entre sujeitos, está pautado na teoria dialética de que os sujeitos inerferem com sua história, sua ideologia e sua prática na construção, não apenas do conhecimento, mas na capacidade de mudança da realidade onde estão inseridos. Segundo D’Ambrosio (1990) é necessário relacionar o processo de ensino matemático com questões mais complexas do aprender. Segundo o autor, o conhecimento manifesta-se de uma maneira holística e os diferentes grupos culturais conhecem, entendem e explicam seus mundos utilizando a matemática, manejando e interferindo em suas realidades.


JODELET, D. (Org.) As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. Uerj, 2001.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. São Paulo: Ática, 1990.

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