- Refinamento e finalização da construção do artefato
- Finalização da análise e discussão dos dados da entrevista
AÇÕES REALIZADAS DURANTE A SEMANA:
- Categorização dos dados da entrevista
- Análise e discussão desses dados
O processo perceptivo, entendido como apreensão dos significados socialmente partilhados, produtos de um processo de negociação, não ocorre passivamente durante uma aula, mas sim é reconstruído e o aluno se torna, então, um dos agentes de criação. (WAGNER, 1998)
AÇÕES REALIZADAS DURANTE A SEMANA:
Maurice Blanchot, Le paradoxe d'autre, Les Temps Modernes
Junho de 1946, p. 1580
AÇÕES REALIZADAS DURANTE A SEMANA:
AÇÕES REALIZADAS DURANTE A SEMANA:
Durante a semana, tivemos várias discussões a respeito do artefato e do estudo piloto!!!
“... para fazer esta entrevista é preciso “situar” o entrevistado quanto ao assunto, falar o motivo da pesquisa, na realidade direcionar quanto à temática que queremos abordar.”
“... devemos elaborar um roteiro, um parágrafo, para que nos sirva de guia, ou seja, para que todos os entrevistados tenham a mesma contextualização, a mesma explicação sobre o nosso trabalho.”
“... explicar e "direcionar" os alunos quanto à entrevista (não é questionário! Hehehehe!).”
“... o projeto amadureceu, devido à busca pela revisão de literatura. Acho isso bacana, pois é sinal de que estamos evoluindo ...”
"... relendo o projeto, adivinha o que ficou faltando??? No cronograma, a construção do artefato!!! Ninguém merece!!! rs rs"
“... senti falta de citarmos algo vinculado ao artefato no projeto, mas como o essencial estava lá, não me preocupei; certamente haverá algumas mudanças, o que é esperado para toda e qualquer avaliação inicial de projeto ...”
“... não devemos nos preocupar com a descrição do artefato no projeto e sim no relatório técnico, temos que definir a idéia pra ficar mais fácil na construção!!! rs”
AÇÕES REALIZADAS NESTA SEMANA:
OBJETIVO GERAL:
Investigar as representações sociais sobre a matemática entre estudantes do ensino médio de uma escola pública.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Identificar as representações sociais sobre a mediação dos professores de matemática entre estudantes do ensino médio de uma escola pública.
Verificar se as representações estão relacionadas com o nível de identificação e afeto do professor pelo conteúdo ministrado.
Durante a elaboração da metodologia, vários questionamentos foram levantados por e-mail. Principalmente em relação ao universo de estudo.
Discutimos sobre dois:
- escola regular pública
- mostra de profissões da UFMG
Algumas questões levantadas na escola regular:
"... muitas variáveis a serem consideradas: idade, local, classe social, competência intelecutal, habilidade ..."
"... carta de pesquisa (apresentação) que, por se tratar de alunos menores de 18 anos, deve ser assinada por responsável legal. O aluno deve ter a carta em mãos em tempo útil, hábil, antes da execução da nossa coleta de dados, para que o responsável possa dar o aval ..."
"... professor e aluno pertencentes ao mesmo contexto, o que poderá ser algo que poderemos utilizar como ponto de partida para discussões"
"... alunos com convívio social intenso, fato que apresentará as diferenças que queremos comentar"
Algumas questões levantadas na mostra de profissões:
"... sem carta de pesquisa, pois é uma feira, e a partir do momento que os pais permitiram que os filhos visitassem, qualquer intervenção ética poderá ser realizada"
"... amostra maior. Parâmetros como local, idade e renda não são necessários pois todos estarão no mesmo perfil, ou seja, alunos participantes da Mostra das Profissões da UFMG"
"... confronto dos dados levantados com que parâmetros, pois inicialmente iríamos fazer um paralelo entre professor e aluno"
"... como delimitaremos nossa amostra? Na UFMG existirá uma diversidade muito grande"