terça-feira, 1 de maio de 2007

Questões sobre a Metodologia

Durante a elaboração da metodologia, vários questionamentos foram levantados por e-mail. Principalmente em relação ao universo de estudo.

Discutimos sobre dois:

- escola regular pública

- mostra de profissões da UFMG


Algumas questões levantadas na escola regular:

"... muitas variáveis a serem consideradas: idade, local, classe social, competência intelecutal, habilidade ..."

"... carta de pesquisa (apresentação) que, por se tratar de alunos menores de 18 anos, deve ser assinada por responsável legal. O aluno deve ter a carta em mãos em tempo útil, hábil, antes da execução da nossa coleta de dados, para que o responsável possa dar o aval ..."

"... professor e aluno pertencentes ao mesmo contexto, o que poderá ser algo que poderemos utilizar como ponto de partida para discussões"

"... alunos com convívio social intenso, fato que apresentará as diferenças que queremos comentar"


Algumas questões levantadas na mostra de profissões:

"... sem carta de pesquisa, pois é uma feira, e a partir do momento que os pais permitiram que os filhos visitassem, qualquer intervenção ética poderá ser realizada"

"... amostra maior. Parâmetros como local, idade e renda não são necessários pois todos estarão no mesmo perfil, ou seja, alunos participantes da Mostra das Profissões da UFMG"

"... confronto dos dados levantados com que parâmetros, pois inicialmente iríamos fazer um paralelo entre professor e aluno"

"... como delimitaremos nossa amostra? Na UFMG existirá uma diversidade muito grande"

Um comentário:

Anônimo disse...

Ao ver esta postagem gostei de ler que tem pesquisadores que tenham postura ética ao trabalhar com adolescentes menores de 18 anos e adotem a carta de pesquisa, para legitimar o trabalho proposto.
Prof. Rui Alves, Brasil-AM